Método Recepcional: um diálogo entre literatura e dança na criação artística

  • Ana Ruth Rocha Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre algumas relações que podem ser estabelecidas entre dança e literatura dentro do contexto educacional, visto que estamos em um momento no qual é cada vez mais recorrente o diálogo entre as áreas de conhecimento em favor de um fazer mais criativo, especialmente no campo das artes. Para tanto, toma como base o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini, a partir da Estética da Recepção proposta por Hans Robert Jauss. A intenção é pensar o Método não apenas como modo de estratégia para a recepção do texto literário, mas como forma válida para a recepção da linguagem cênica, no caso em questão, o gesto dançado. Assim, as etapas que compõem o referido Método: Determinação, Atendimento, Ruptura, Questionamento e Ampliação do horizonte de expectativas podem servir de norte para um processo criativo que comungue da interação entre o dizer poético e o fazer da dança na escola.

Referências

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE –UNIFEBE. Manual de Orientações

Metodológicas. Brusque, 2011. 49 p.

CRUZ, Andréia Cristina. Oficina de leitura e a formação do leitor: a recepção do texto literário por adolescentes de uma instituição não governamental do

noroeste do Paraná. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em letras – Estudos literários) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2008.

FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da (Org.). "Isto Não É um Cachimbo". In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 247-263. (Ditos & escritos ; 3).

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. Orfeu Negro: Lisboa, 2012.

SAGRILO, Simone Gonzales. Estética da recepção e sociologia da leitura –uma

obra, vários olhares. In: CELLI –COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E

LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1004 -1013.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações