Movimento em Rudolf Laban: reflexões sobre a educação dos corpos no ensino e na criação em dança

  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A presente reflexão discute a compreensão de movimento em Rudolf Laban e sua interlocução com o pensamento de filósofos contemporâneos como Merleau-Ponty e José Gil, como um operador cognitivo para pensarmos acerca dos processos de educação e criação artística na atualidade. Laban propunha um atentar sobre as possibilidades de o corpo se mover e a intencionalidade que subjaz em cada gesto, como um investimento necessário para que o dançarino/ator comunique sua arte. O caráter libertário do corpo por ele perseguido cria espaços para cultivarmos uma educação aberta à instauração de novos modos de ser e estar no mundo e que religa o lúdico e o estético, o pensar e o sentir como dimensões da nossa existência corpórea que devem perpassar o ensino e a criação em dança.

Referências

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GUIMARÃES, Maria Cláudia Alves. Rudolf Laban: uma vida dedicada ao movimento. In: MOMMENSOHN, M. & PETRELLA, P (Orgs.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

KATZ, Helena. O corpo e o MEME Laban: uma trajetória evolutiva. In: MOMMENSOHN, M. & PETRELLA, P (Orgs.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

______. Dança Moderna Educacional. São Paulo, Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel. A linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

RENGEL, Lenira. Fundamentos para análise do movimento expressivo. In: MOMMENSOHN, M. & PETRELLA, P (Orgs.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. Rudof Laban e o estudo coreológico: possibilidades para o ensino da Dança. Seminários de dança - 3 (27º Festival de Dança de Joinville), julho 2009.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações