Exercícios de atenção: arte da performance como metodologia de pesquisa

  • Thaise Luciane Nardim Universidade Federal do Tocantins
  • Verônica Fabrini Machado de Almeida Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este texto integra as reflexões desenvolvidas no contexto do projeto de pesquisa de doutoramento “Performances mediadoras para a emergência de poéticas do encontro”. Em seu bojo, confronta a noção de atenção, conforme desenvolvida pela filósofa Simone Weil, com modos de exploração e torção do estado de atenção praticados na arte da performance. Balizando-se nas quatro dimensões da atenção identificadas na obra da autora e propostas por Alfredo Bosi, a saber, perseverança, despojamento, trabalho e contradição, identifica em tais exercícios relações efetivas com o pensamento da filósofa, demonstrando como as práticas analisadas parecem efetivar suas proposições teóricas.

Referências

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In NOVAES, Adauto (Org.), O olhar (pp. 65-87). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

BOSI, Ecléa. A atenção em Simone Weil. Psicologia USP, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 11-20, 2003.

DONNELLAN, Declan. The actor and the target. London: Theatre Communications Group, Inc., 2011.

EUGENIO, Fernanda; FIADEIRO, João. Jogo das perguntas: o modo operativo "AND" e o viver juntos sem ideias. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro , v. 25, n. 2, Agosto de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922013000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de novembro de 2014.

JULLIEN, François. Um sábio não tem idéia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KASTRUP, Virgínia. Pista 2: o funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da et KASTRUP, Virgínia (orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisaintervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

MUNSTERBERG, Hugo. The film: a psicological study. New York: Dover Publications, 2004.

Publicado
2018-08-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena