A noção de presença na trajetória teatral de Carlos Simioni

  • Camilo Scandolara Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Cristina Colla Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este texto apresenta o desenvolvimento inicial da pesquisa que tem como eixo a investigação da noção de presença que emerge da prática teatral de Carlos Simioni, ator fundador do Lume, dentro do contexto das experimentações do referido núcleo e do Patuanú – Núcleo de pesquisa em dança de ator, por ele coordenado. O percurso profissional de Carlos Simioni, em seus diversos aspectos e em suas diversas bifurcações aponta para o surgimento de uma particular noção de presença ao incorporar a estas dimensões que a tornam de extrema complexidade e que acabam por envolver todos os planos de experiência do trabalho do ator. Esta ampliação da noção de presença acaba por desestabilizar modos do fazer teatral instituído. Acompanhar o desenvolvimento da noção de presença na trajetória de Carlos Simioni implica em observar os diferentes planos nos quais, e por meio dos quais, ela se estrutura, se bifurca e se transforma. Parece evidente que ela resulta de uma trajetória que imbrica, de modo particular, trabalho sobre si mesmo, experiências pedagógicas e experiências artísticas. Isto impõe uma abordagem transversal destes planos de experiência buscando observar como conceitos, princípios e procedimentos os atravessam e, neste atravessamento, transformam-se e geram possibilidades novas.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BAUDRILLARD. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp , 2001.

DUARTE Jr., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2ªed. Curitiba: Criar Edições, 2003.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos.- Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUU- Rio, 2012.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

MARINIS, Marco de. In cerca dell’attore: um bilancio del Novecento teatrale. Roma: Bulzoni Editore, 2000.

PRIGOGINE, Ilya e STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 Edições, 2012.

Publicado
2018-08-15
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena