A canção alemã como ferramenta didática para o desenvolvimento da musicalidade do movimento

  • Rogério R. Oliveira Instituto Federal de Brasília

Resumo

Partindo-se dos pressupostos teóricos de Jacques Dalcroze, para quem, por meio da escuta atenta, os elementos e as formas musicais podem ser traduzidas para o gesto corporal, buscou-se verificar a eficácia do uso do Lied - canção de arte alemã - gênero musical erudito exemplar onde se cultua, em larga medida, o fraseado musical expressivo, como recurso didático para a construção de matizes no acabamento de movimentos eloqüentes e melífluos. O experimento constituiu-se da análise de três canções alemãs e da técnica da improvisação estruturada a partir da audição dessas obras. Constatou-se que os efeitos de fluência apurada no gestual, suscitados pelo poder sugestivo, tanto musical como imagético, das peças usadas nesse laboratório, concorreram, de modo significativo, para a manifestação do que se poderia considerar como a afluência da musicalidade em torno da movimentação corporal.

Referências

FERNANDES, Claudia. Sistema laban de análise do movimento. Disponível em: http://www.artesociedade.com/laban.htm. Acesso em 25 nov. 2014.

SADIE, S. Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

SILVA, Soraia Maria. O expressionismo e a dança. In: O expressionismo (org. Jacó Guinsgurg). São Paulo: Perspectiva, 2002.

___________. O surrealismo e a dança. In: O surrealismo (org. Jacó Guinsgurg). São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas