A poética da alteridade no fazer artístico-pedagógico dos Clowns de Shakespeare: a experiência do grupo com encenadores convidados

  • Diogo de Oliveira Spinelli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Lúcia Romano Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo investigar o diálogo entre o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal – RN) e os diretores Fernando Yamamoto – seu diretor artístico – e Gabriel Villela e Marcio Aurelio, encenadores convidados a assinar a direção das duas últimas montagens do grupo. Pretende-se investigar o procedimento do convite a encenadores “de fora” como possibilidade de aprofundamento da prática artístico-pedagógica desenvolvida pelo grupo, que consiste na intensa troca artística com diversos coletivos e profissionais das artes cênicas. Busca-se identificar no exemplo dos Clowns de Shakespeare quais razões possibilitaram e instigaram o grupo a convidar tais encenadores e quais foram as decorrências desses encontros para o grupo. Para tanto, serão analisados os registros dos processos de criação dos três últimos espetáculos do grupo: O Capitão e a Sereia (2009), direção de Fernando Yamamoto; Sua Incelença, Ricardo III(2010), direção de Gabriel Villela; e Hamlet – um relato dramático medieval (2013), direção de Marcio Aurelio. Serão utilizadas também entrevistas com os integrantes do grupo e principais envolvidos nos processos de criação dos referidos espetáculos.

Referências

CARREIRA, André. Formação do ator e teatro de grupo: periferia e busca de identidade. In: MALUF, S. D.; AQUINO, R. B. (Org.). Dramaturgia em cena. Maceió: EDUFAL, 2006, p. 49-59.

JANIASKI, Flávia. O produtor e o produto no teatro de grupo. In: Urdimento: Revista de estudo em Artes Cênicas. Florianópolis, n. 11, p. 67-78, dez. 2008.

YAMAMOTO, Fernando. Cartografia do teatro de grupo do nordeste. Natal: Clowns de Shakespeare, 2012, p. 175-188.

______. Caravana Capitão: Compartilhamentos e Compartilhamentos. In: Revista Balaio. Natal, n. 02, p.64-73, nov. 2011.

______. Agrupando grupos, coletivizando coletivos. In: Subtexto: Revista de Teatro do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte, n. 06, p. 59-68 dez. 2009.

Publicado
2018-08-15
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas