Pensamento Sensível e Pensamento Simbólico – Uma Concepção Boalina da Arte
Resumo
A metodologia do Teatro do Oprimido teve sua complementação teóricaregistrada no último livro de seu criador Augusto Boal, A Estética do Oprimido
(2009), que apresenta o conceito de Pensamento Sensível e Pensamento
Simbólico. Para Boal a partir da conjunção desses dois pensamentos o
oprimido deve se apropriar da criação artística, para, a partir daí, representar a
realidade opressiva e transformá-la. Esse artigo busca explanar sobre esses
dois tipos de pensamentos propostos por Boal e associá-los ao conceito de
Hegemonia Cultural de Antônio Gramsci.
Referências
BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond,
COUTINHO, Eduardo Granja. Gramsci: a comunicação como política. In:
COUTINHO, Eduardo Granja; FILHO, João Freire e Paiva, Raquel (orgs.).
Mídia e Poder: Ideologia, Discurso e Subjetividade. Rio de Janeiro: Mauad,
SANCTUM, Flavio. A Estética de Boal. Odisséia Pelos Sentidos. Rio de
Janeiro: Multifoco, 2012.
Publicado
2018-08-26
Seção
Artes Cênicas na Rua