A estetização do cotidiano: A rua como lócus privilegiado do fazer teatral

  • Marcelo Rocco Gasperi Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente texto irá analisar determinadas criações cênicas –
performáticas realizadas por dois coletivos teatrais, em duas cidades mineiras
e investigar como tais coletivos trabalham intervenções no cotidiano das ruas
sob o aspecto da recepção estética. O primeiro coletivo denomina-se
“Obscena”, situado em Belo Horizonte (MG) e o segundo coletivo é um Grupo
de Pesquisa teórico-prática da Universidade Federal de São João Del Rei
(UFSJ - MG), denominado “Transeuntes: Estudos sobre Performance”. A ideia
parte do desejo do autor deste texto em estabelecer possíveis reflexões sobre
os diferentes impactos que as intervenções urbanas ocasionam nestas duas
cidades, já que ambos os coletivos instituíram as ruas como locais de pesquisa
e ocupação, sendo que: Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, uma
metrópole com um fluxo ininterrupto de transeuntes que circula por todo o seu
eixo, e São João Del Rei, cidade histórica do interior de Minas Gerais, possui
uma tradição cultural enraizada na mineração e no catolicismo, com um fluxo
menor de transeuntes em seu cotidiano, mas com grande potencial para o
discurso cênico.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Artes Cênicas na Rua