Perspectivas emancipatórias para o Teatro de Rua em Nossa América

  • María Fernanda Sarmiento Bonilla Universidade Federal da Bahia
  • Gláucio Machado Santos Universidade Federal da Bahia

Resumo

O trabalho apoia-se na procura de identidade em América Latina como fatores que
potenciam a formação dos atores de teatro de rua. Em acréscimo, a pesquisa
assume que o teatro de rua perturba a vida cotidiana ainda mais neste continente
americano e suas cidades “subdesenvolvidas”. Com isso, esta escrita busca
constatar que a rua oferece outras ferramentas para o ofício da atuação, pois
exige recursos expressivos específicos e torna mais variada a sua preparação,
além de se apropriar nos elementos indenitários das culturas que subjazem nas
ruas das cidades da América do Sul.

Referências

ADRADE, Oswaldo. 1990. A utopia antropofáfica. São Paulo: Globo.

BOAL, Augusto. http://www.artezblai.com/artezblai/mensaje-del-dia-mundial-delteatro-2009- por-augusto-boal.html

FREIRE, Paulo. 1997. Cartas a quien pretende enseñar. México: Siglo XXI

Editores.

GALEANO, Eduardo. 2010. Las venas abiertas de América Latina. Colombia: Siglo XXI Editores.

GARCIA, Santiago. 2008. Teoría y Práctica del Teatro. Bogotá D. C: Ediciones

Teatro La Candelaria.

GONZÁLEZ, Fernando. 1997. Teatro Popular y callejero colombiano. Bogotá D. C.: Cooperativa Editorial Magisterio,

HALL, Stuart. 2006. Identidade cultural na pós-modernidade. DP&A Editora, Rio de Janeiro.

MARTÍ, José. 2005. Nuestra América. Venezuela: Fundación Ayacucho,

REYES, Carlos José. El teatro en Colombia en el siglo XX. Bogotá D.C.: Revista Credencial Historia, edición 198, junio 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. 2009. Una epistemología del sur. México: Siglo XXI.

THOMAS, Florence. 2008. Conversaciones com Violeta. Bogotá: Punto de

Lectura.

Publicado
2018-08-26
Seção
Artes Cênicas na Rua