Perspectivas emancipatórias para o Teatro de Rua em Nossa América
Resumo
O trabalho apoia-se na procura de identidade em América Latina como fatores quepotenciam a formação dos atores de teatro de rua. Em acréscimo, a pesquisa
assume que o teatro de rua perturba a vida cotidiana ainda mais neste continente
americano e suas cidades “subdesenvolvidas”. Com isso, esta escrita busca
constatar que a rua oferece outras ferramentas para o ofício da atuação, pois
exige recursos expressivos específicos e torna mais variada a sua preparação,
além de se apropriar nos elementos indenitários das culturas que subjazem nas
ruas das cidades da América do Sul.
Referências
ADRADE, Oswaldo. 1990. A utopia antropofáfica. São Paulo: Globo.
BOAL, Augusto. http://www.artezblai.com/artezblai/mensaje-del-dia-mundial-delteatro-2009- por-augusto-boal.html
FREIRE, Paulo. 1997. Cartas a quien pretende enseñar. México: Siglo XXI
Editores.
GALEANO, Eduardo. 2010. Las venas abiertas de América Latina. Colombia: Siglo XXI Editores.
GARCIA, Santiago. 2008. Teoría y Práctica del Teatro. Bogotá D. C: Ediciones
Teatro La Candelaria.
GONZÁLEZ, Fernando. 1997. Teatro Popular y callejero colombiano. Bogotá D. C.: Cooperativa Editorial Magisterio,
HALL, Stuart. 2006. Identidade cultural na pós-modernidade. DP&A Editora, Rio de Janeiro.
MARTÍ, José. 2005. Nuestra América. Venezuela: Fundación Ayacucho,
REYES, Carlos José. El teatro en Colombia en el siglo XX. Bogotá D.C.: Revista Credencial Historia, edición 198, junio 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. 2009. Una epistemología del sur. México: Siglo XXI.
THOMAS, Florence. 2008. Conversaciones com Violeta. Bogotá: Punto de
Lectura.