O Teatro-fórum com trabalhadores da indústria: aplicação das técnicas da poética do oprimido a partir de memórias corporais para elaboração de uma “performance corporal” no espetáculo Revolução na América do Sul
Resumo
O artigo pretende analisar os aspectos pedagógicos e políticos do processoartístico do projeto intitulado Teatro-Fórum e Pedagogia da Intervenção:
Dimensões Político-Formativas com os Trabalhadores da Indústria,
desenvolvido com o grupo de teatro Embasart da Empresa Baiana de Águas e
Saneamento – Embasa. O foco da abordagem recai sobre a análise do
processo de preparação e expressão corporal dos integrantes para a
construção da personagem, elucidando o significado do termo “performance”,
empregado aqui como caracterização do desempenho dos atores no processo
de construção da personagem. O objetivo consiste precisamente na análise do
processo criativo em que o corpo – a partir de imagens, movimentos e gestos –
serviu de matéria-prima para revelar, desvendar e discutir as questões de
opressão apontadas dentro e fora da empresa: um corpo atuante. Nessa
perspectiva, propõe-se uma análise dos processos de construção corporal e os
resultados estéticos na cena, considerando as estratégias de planejamento
pedagógico utilizadas para a preparação corporal e os recursos e efeitos
cênicos adotados para corroborar a montagem final do espetáculo Revolução
na América do Sul.
Referências
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