Dramas do Drama

  • João Sanches Universidade Federal da Bahia
  • Hebe Alves da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo aborda algumas das questões colocadas sobre as formas dramáticas a
partir do Renascimento e que acabariam por radicalizar as dicotomias
texto/espetáculo e drama/teatro durante o século XX: a ascensão e a crise da
tradição aristotélico-hegeliana; a afirmação da presença do encenador; a
emancipação da teatralidade e as novas possibilidades do drama, também
através da linguagem audiovisual. Colocando-se em defesa das práticas
dramáticas contemporâneas, o artigo questiona as concepções de superação
do drama, como a que Hans-Thies Lehmann apresenta em sua formulação de
um Teatro pós-dramático. Avançando em sua contestação à ideia de derrocada
do gênero dramático, o autor ainda propõe a utilização de noções
apresentadas na recém-publicada obra Léxico do drama moderno e
contemporâneo para um estudo da dramaturgia baiana no século XXI.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade