A Narrativa Transmídia

  • Luciana Comin Universidade Federal da Bahia
  • Cleise Mendes Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão teórica acerca da construção de um universo ficcional
através da narrativa transmídia. Entende-se aqui por “narrativa transmídia” uma história que é narrada por meio de múltiplas plataformas midiáticas, de modo que o conteúdo veiculado em cada mídia suplementa a plataforma principal com informações novas, expandindo assim o universo ficcional da obra. Essa designação foi elaborada pelo teórico americano Henry Jenkins, um dos primeiros autores a analisar as experiências e efeitos da narrativa transmídia na produção audiovisual contemporânea. Neste trabalho, pretende-se estabelecer uma relação entre a construção de um universo ficcional através das múltiplas possibilidades de desdobramento narrativo em diferentes mídias e a noção de universo da obra, já discutida por Aristóteles em sua Poética e Ettiene Souriau, que analisa a obra teatral através da relação entre o macrocosmo e microcosmo cênico.

Referências

JENKINS, Henri. Cultura da convergência. Tradução Suzana Alexandria. 2ª edição. São Paulo: Aleph, 2009.

SOURIAU, Etienne. As duzentas mil situações dramáticas. São Pulo: Ática, 1993.

JENKINS, Henry. http://www.henryjenkins.org/, 2009a

BORDWELL, David. http:// http://www.davidbordwell.net/blog/2009/08/19/nowleaving-from-platform-1/. Acesso em 17/10/2001.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Globo, 1966.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SYDENSTRICKER, Iara. Sobre criar e contar histórias seriadas para TV e

animação: Aventuras Gósmicas. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Março de 2010, na Sala 5 da Escola de Teatro da UFBA.

Publicado
2018-08-26
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade