Dramaturgias para máquinas que lembram: entre video games, passwords e memory cards

  • Victor de Morais Cayres Universidade Federal da Bahia
  • Catarina Sant’Anna Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho analisa aspectos dramatúrgicos nos video games dando ênfase especial a sua relação com os avanços tecnológicos que permitem que a ação do jogador seja registrada ao longo do jogo. A partir desse recorte, confronta exemplos de dramaturgias em jogos produzidos sem a tecnologia de registrar o progresso do jogador a exemplo de Bobby is going home (ATARI 2600), Super Mario Bros.(NES) e Alex Kidd in miracle world (Master System) jogos em que tais registros são feitos a partir de senhas disponibilizadas depois do fim de cada fase, como nos casos de Alex kidd in high tech world (Master System) e Splater house (Mega Drive), e jogos que, a partir do advento do memory card, registram o progresso do jogador em save points, como Resident Evil (PS1), ou God of War (PS2). Conclui, enfim, que a possibilidade de salvar o progresso em jogo foi fundamental para o surgimento de dramaturgias de alta complexidade e longa duração nos video games produzidos para consoles, tendo ainda reforçado a não linearidade e a multilinearidade como características da narrativa dramática nesse meio.

Referências

ARANHA, Gláucio. O processo de consolidação dos jogos eletrônicos como instrumento de comunicação e de construção de conhecimento. Ciências & Cognição (UFRJ). Disponível em: www . cienciasecognicao . org , v.3, p.21-62, 2004.

CAYRES, V. M. Jogando com o drama: análise das possibilidades dramatúrgicas dos video games diante do desenvolvimento tecnológico dos consoles. 2010. 159f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

NESTERIUK, Sérgio. Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar. 2007. 200f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

UOL jogos. A História do videogame. Disponível em: http :/ / jogos . uo l . com . br / reportagens / historia /

WOLF, Mark J. P. The video game explosion: a history from pong to playstation. London: GreenWood Press, 2008.

Publicado
2018-08-26
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade