Kubana Njila diá Angola. Travessias do Ator-sacrário por entre as Divindades Angolanas
Resumo
Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre o rito e o mito: acorporeidade existente nesta interseção e sua relação com o teatro. A partir da aquisição
do conhecimento, do estudo e da prática das danças ritualísticas e da mitologia das
divindades (mikisi), enquanto figuras arquetípicas do Candomblé Angolano surge uma
corporeidade para ser explorada pelo ator/performer na e para cena. Esta investigação se
insere na Antropologia da Performance, valendo-se dos estudos de Schechner e Turner
sobre a restauração do comportamento, por meio da transmissão, manipulação e a
transformação do rito e do mito em processo artístico e também na Antropologia Teatral
de Eugenio Barba, surgindo como uma possibilidade de treinamento intercultural e a
organização do bios cênico do “Ator-sacrário” pela experiência do rito e mito angolano. A
pesquisa tem sido realizada na prática com um grupo de atores amadores e profissionais,
onde se tem registrado o desenvolvimento de potências eficientes na e para improvisação
a partir desta corporeidade adquirida.
Referências
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