Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro – o processo de criação cênica a partir da vivência em trabalho de campo
Resumo
Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado “Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro – Utilização de manifestações culturais como estímulo para uma criação orgânica e autêntica do ator na cena” iniciada em 2011. Para realizar esta pesquisa foi escolhida uma manifestação popular existente no interior do Ceará: o ritual fúnebre realizado pelas carpideiras. Foi realizado um trabalho de campo durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano e nos meses seguintes se concretizou a pesquisa em laboratório, onde a atriz-pesquisadora busca levar para sala de ensaios sensações e memórias suscitadas pela vivência no Ceará. Este processo se mostrou extremamentepessoal, exigindo que a atriz tivesse um alto nível de entrega em um trabalho
sobre si mesma. A vivência de campo serviu como estímulo para criação,
enquanto as cenas criadas mostram muito da experiência e das memórias da
própria intérprete.
Referências
ANDRADE, Carlor Drummond de. A Rosa do Povo. Rio de Janeiro: Record, 2004.
BROOK, A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
BURNIER, Luís Otávio. Da Técnica à Representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
CASCUDO, Câmara. Dicionário de Folclore Brasileiro. São Paulo: 1998.
MORIN Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2003.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas, São Paulo, Perspectiva, 2008.
PRADIER, Jean Marie. Os Estudos Teatrais ou o Deserto Científico. In: Repertório. Ano 3, nº4, 2000, pp. 38-55.
PRADIER, Jean Marie. Anatomie de l’Acteur. In: Théâtre/public nº 76/77,
juillit/octobre 1987, pp. 35-44.
RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete, processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.
RUFFINI, Franco. A mente dilatada In: A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1995.
SCHECHNER, Richard. Performance – teoría y practicas interculturales. Buenos Aires : Libros del Rojas, 2000.