Performatividade: presença cênica e elementos culturais

  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A proposta investigativa empreende estudos sobre a performatividade que culminam com
reflexões sobre a presença cênica. A pesquisa tem seu objetivo voltado para as
habilidades psicofísicas bem vindas às performances artísticas e atua em dois focos. O
primeiro debruça-se sobre os princípios considerados favorecedores da presença cênica
e está sendo desenvolvido no grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado
ao CNPQ. O segundo foco está nos processos criativos implementados em um amplo
projeto que absorve outros menores. O procedimento metodológico adota a pesquisa de
campo que parte da imersão em contextos socioculturais selecionados para atuarem
como fonte temática em cada processo criativo laboratorial. As resultantes deste percurso
são os espetáculos Medéia; Valsa que fiz pra ti; Água quente, erva e cuia; e performances
intituladas Tempo Encarnado. Atualmente, estão em processo mais dois espetáculos e
performances. Assim, a proposta expressa uma perspectiva interdisciplinar que traduz os
benefícios advindos das aproximações traçadas entre performances artísticas e
elementos culturais, interligando dois campos de conhecimento, arte e antropologia.

Referências

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. SP, Ed. Papirus, 1999.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance. in O Percevejo Trad. Dandara, RJ: UNIRIO, ano 11, nº 12, 2003.

DAWSEY John. Vitor Turner e a Antropologia da Experiência. SP: Cadernos de Campo, número 13, 2005.

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. SP: Ed. Perspectiva, 1991.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. in Revista Brasileira de Educação, nº 19 jan./abr. RJ: Ed. Autores Associados, 2002.

Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance