Incidente em Antares: reflexões sobre um processo de criação artística
Resumo
Neste trabalho lanço algumas reflexões sobre o processo de criação artística desenvolvido dentro de um ambiente acadêmico que resultou no espetáculo Incidente em Antares a partir da obra homônima de Erico Verissimo. Dentro da linha de um trabalho colaborativo e de investigação, estabeleceu-se como um dos princípios básicos para o trabalho, a criação de uma linguagem comum ao grupo. Um trabalho de preparação física e treinamento, assimcomo de aquisição de técnicas de estilos teatrais necessários a proposta que pretendíamos desenvolver foi realizado antes do inicio das improvisações com as situações do romance. Com essa preparação prévia estabeleceu-se algumas condições básicas que foram importantes e determinantes para a criação da dramaturgia do espetáculo como a eficácia na adaptação da linguagem literária para a cena e na composição de uma linguagem estética para o espetáculo.
Referências
BARBA, Eugenio.Le canoë de papier ,Traité d`AnthropologieThéâtrale .In:
Bouffonneries n.28-29,Lectoure (Fr), 1993.
FÉRAL, Josette.Dresser un monument à l`éphémère.Rencontres avec
Ariane Mnouchkine.Paris:Editions Théâtrales,2001.
MAROCCO, Inês A.; NINOW, Carina;GALISTEO, Felipe V. de; BERNARDI,
Lesley ; SILVEIRA,Maico e MANTOVANI, Mariana. Dramaturgias do ator: o
registro de uma experiência e seus resultados,In: Revista Moringa. Artes do
Espetáculo.vol 1,n.2 ,julho/dezembro, UFPB, 2010 .
MAROCCO, Inês A.; NINOW, Carina;GALISTEO, Felipe V. de; BERNARDI,
Lesley ; SILVEIRA,Maico e MANTOVANI, Mariana. Técnicas corporais do
gaucho: da “lide”ao treinamento do ator/dançarino.In: Cone Sul.Fluxos ,
representações e percepções, organizado por Ligia Chiappini e Maria
Helena Martins. São Paulo: Ed. Hucitec,2006.