A memória da comédia romana na criação do jogo do personagem picaresco

  • Iremar Maciel de Brito Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

No século III A.C. surgiu em Roma a comédia paliata. Era inspirada em assuntos helênicos, profundamente baseada no tipo, no drama familiar e nos “qui-pro-quos” do dia-a-dia. Plauto foi o grande artífice desse tipo de teatro. Entre suas peças destaca-se “Amphitruo”, onde o personagem Sósia é um criado a esperto e tolo ao mesmo tempo. Entretanto, esse personagem mau caráter e ao mesmo tempo frágil, porém sempre engraçado, acabou entrando para a história do teatro, recriado por inúmeros autores. O Sósia plautino, portanto, acabou transformando-se no chamado “pícaro”, que tem as mesmas características do original romano. Tentando entender os jogos desse tipo de personagem,
encontramos sempre a mesma sequência: 1 – Ação (criada pelo herói): a apresentação da esperteza do herói; 2 – Reação (criada pelo anti-herói): o desmascaramento da esperteza do herói; 3 – Consequência (criada pelo herói): a falsa transformação do herói. Assim, inspirados na memória da comédia paliata, pretendemos discutir os elementos básicos da criação do roteiro de um jogo teatral picaresco.

Referências

BERGSON, Henry. O riso. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara. 1987.

PLAUTO. Comédia Latina - Amphitruo. Rio de Janeiro: Ed. Edouro. 1987.

Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance