Memória: entre o movimento e a palavra

  • Maria Inês Galvão Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo pretende desenvolver a ideia da criação de um espaço da memória do
intérprete localizado entre o movimento e a palavra. Entendemos que a
memória pode se estabelecer na medida em que o gesto se integra e expressa
o sentido da palavra e a palavra quando evocada, também é acompanhada do
sentido do gesto. A pesquisa se aprofunda na criação da peça O Amor e a
Donzela no Teatro da Crueldade da Demanda do Santo Graal dirigido por
Maria Cristina Brito, da qual fui intérprete. A memória do movimento cênico se
desenvolveu no espaço intangível do relacionamento dos duplos descobertos
entre o som e o movimento, entre a palavra e o gesto, a partir da definição do
tema central do texto e da sua construção em ação dramática no espaço. No
processo de criação e montagem do espetáculo foi necessário um estudo das
possibilidades do corpo, do sentido da criação das formas e da intenção na
realização de cada gesto. Todas as experiências corporais se relacionaram
sempre ao sentido que o texto evocava, a partir da definição de um espaço e
de um tempo simbólicos que localizavam a personagem e os acontecimentos
presentificados pela sua própria memória narrados ritualisticamente por ela.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes,

__________. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VIANNA, Klauss. A Dança. 3ª Ed. São Paulo: Summus, 2005.

Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance