O Gesto em ressonância no rito

  • Maria Lúcia Galvão Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este ensaio busca traduzir alguns resultados obtidos com a pesquisa de caráter interinstitucional, que resultou no espetáculo “O amor e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal”, com dramaturgia e direção da Professora doutora Maria Cristina Brito e interpretação de Maria Inês G. Souza, apresentado em eventos acadêmicos institucionais realizados na UNIRIO e na UERJ. A direção de movimento tomou como base para o desenvolvimento da pesquisa, explorar os movimentos e gestos presentes namemória corporal da atriz/bailarina, explicitada espacialmente numa “dança” singular. Ao mesmo tempo, procurava enaltecer os conflitos da personagem donzela no corpo, pelo gesto, buscando as ressonâncias do caráter ritualístico do gestual pesquisado, explorado em variáveis dinâmicas, extrapolando a lógica discursiva do texto, transformando-o em imagens ressonantes. A presença corporal da intérprete, amplificada a cada ensaio pela consciência das suas ações, baseada na análise dos movimentos proposta por Laban,
buscou utilizar o gesto como um rico recurso expressivo, fazendo da cena uma
coreografia do rito, que é produto da memória e do amor da donzela.

Referências

ARTAUD Antonin Artaud. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes,

CASCUDO, Luís da Câmara. História dos nossos Gestos.São Paulo:

Melhoramentos,1976.

LABAN, Rudolf Von. Domínio Do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro.São Paulo: Perspectiva, 1999.

Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance