Traição incondicional por outra ética cultural na Dança
Resumo
Teço alguns deslocamentos sobre a questão da ética cultural na dança, tomandocomo premissa que os contextos friccionados nessa sentença – ética, cultura e
dança – escapam a qualquer possibilidade de fixidez e unidade em defesa de um
território, uma nação ou uma comunidade, sendo possíveis de serem tratados
somente como efeitos de impura margem. Nessa discussão trago questões
contemporâneas do pensamento da Alteridade e Estudos Pós-coloniais – e seus
interstícios de entender o outro para além de uma contra-hegemonia localizável,
identificável e endereçável – para provocar ruídos nas habituais noções de diferença
cultural, corpo-cultura e etnografia na Dança.
Referências
ANDRADE, Sérgio Pereira. O Grupo CoMteMpu’s e a Dança Frouxa: (re)olhares sobre o pensar-fazer desconstrutivo em Dança. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Salvador, 2010.
BENNINGTON, Geoffrey. Desconstrução e Ética. In: DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar (org.). Desconstrução e Ética: ecos de Jacques Derrida. Rio Janeiro, PUCRio; São Paulo, Ed. Loyola, 2004, pp. 09-31.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte, UFMG, 2007.
BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Enlouquecer o Subjétil. Tradução Geraldo Gerson Souza. São Paulo: Ateliê Editorial: Fundação Editora Unesp, 1998.
FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo. Arte e Ensaios 12. Revista de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA – UFRJ. Rio de Janeiro, número 12, 2005, pp.137-151. Ano XII.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1993.
PASSOS, Fernando Antônio de Paula. Corpos em trânsito x tráfico de danças: coreografando (nas) fronteiras. In: ______, What a Drag!:Etnografia, Performance e Transformismo. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Salvador, 2010.