AS PERFORMANCES DA DANÇA BATE-BARRIGA, ELEMENTOS DE SIGNIFICAÇÃO ANCESTRE NA COMUNIDADE NEGRA DE HELVÉCIA

  • Valdir Nunes Dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Neste estudo discutem-se os elementos que sustentam a permanência das
performances da dança bate-barriga como significação ancestre na construção da
vida dos negros remanescentes de quilombos, da comunidade de Helvécia. Para
tanto, faz-se necessário indagar: As lembranças de um passado histórico fremente
na prática cultural dos moradores, que compõe a memória individual e coletiva da
comunidade, são elementos de sustentação e de significação ancestre? A
abordagem teórica em Geertz (1989), Schechnner (2000), Burke (2010) se firma
como diálogo possível para este estudo. E como metodologia elegeu-se a pesquisa
social, por entendê-la eficaz às peculiaridades do objeto. Diante do exposto,
assegura-se que os elementos de sustentação da permanência e significação
ancestre da dança bate-barriga e suas performances relacionam-se às imagens
sociais que os moradores percebem, constroem e reconstroem por entendê-las
indissociáveis ao contexto e situações de suas vidas.

Referências

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: 1500-1800. São Paulo:

Companhia das Letras, 2010.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

________O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 1ª ed.

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SCHECHNER, Richard. Performance theory (second edition). Routledge, 2003.

Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance