Elementos do jogo do bufão como ferramenta para o artivista

  • Vanessa Benites Bordin Universidade de São Paulo
  • Elisabeth Silva Lopes Universidade de São Paulo

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que tem como eixo a relação entre a prática
artística e política do ator/performer. A partir do estudo e da prática artística com o
bufão busca-se analisar a eficácia de seu jogo na realização de ações políticas,
em lugares cênicos ou públicos. Esta investigação, que se insere no campo da
performance política, circunscreve esse estudo na esfera do grotesco cômico
popular. Sendo assim, centrado no caráter de denúncia e protesto do bufão,
examina-se os jogos de paródia e blasfêmia que endereçam suas críticas e ações
sempre em favor da liberdade. Comparando a gestualidade crítica do bufão com a
do homem que grafita, por exemplo, analisa-se os trabalhos de artivistas como
Leo Bassi, Guillermo Gómez-Peña e Reverend Billy que se utilizam do grotesco,
da ironia e da bufonaria para denunciar as injustiças contra o homem na
sociedade capitalista.

Referências

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CHAIA, Miguel. Artivismo – Política e Arte Hoje. São Paulo: (PUC SP) Revista

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Publicado
2018-08-26
Seção
Estudos da Performance