A Musicalidade na Arte de Palhaços: considerações históricas acerca dos Clowns Musicais e sua poética na obra de três grupos da atualidade

  • Celso Amâncio de Melo Filho Universidade Estadual Paulista
  • Mario Fernando Bolognesi Universidade Estadual Paulista

Resumo

A presente comunicação aborda uma pesquisa que está em desenvolvimento acerca da utilização e domínio da música enquanto ferramenta usual na arte de clowns e palhaços. Observados como artistas de habilidades múltiplas, os clowns mantiveram em seu trabalho um fazer artístico avesso às especializações, característico dos cômicos dos quais descendem, como os saltimbancos, bufões, charlatães, comediantes dell'arte, que influenciaram na constituição dos clowns circences, cômicos blackface, excêntricos musicais, palhaços cantores, entre outras máscaras e personagens que se valiam, e ainda se valem, da música como recurso de sua poética cênica. Em conjunto com uma abordagem da história dos clowns, a pesquisa estuda o trabalho de três grupos da atualidade: Cia. Teatral Turma do Biribinha, Grupo Off-Sina e Circo Amarillo. Por meio da metodologia de pesquisas em história oral busca-se compreender o trabalho destes como continuidade de um fazer artístico ancestral, mas que possibilita a renovação das performances cênicas e musicais contemporâneas por proporem uma prática não especializada, explorando tanto a teatralidade de uma performance musical quanto a musicalidade do ato teatral.

Referências

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

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Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia