Por uma pedagogia da festa
Resumo
Sendo a Pedagogia Teatral híbrida, esta proposta pretende vincular aela métodos de pesquisa da perspectiva disciplinar da etnocenologia
associando as práticas espetaculares do coco e ciranda pernambucanos como
conteúdo didático. A Pedagogia da Festa é uma proposta de exercício de
habilidades para dança, teatro e música de forma elementar levados à cena
cujas características de aprofundamento da fruição façam parte dos estágios
principais de aprendizagem e que elucide o quanto a alegria educa.
O que se pretende em termos de prática é extrair das estruturas
dançadas, cantadas e tocadas do coco e ciranda pernambucanos sua condição
dramática (no toque de instrumento popular, movimento corporal e a
improvisação de textos/loas/versos). A cultura tradicional escolhida como
ponto de contato, mais que um referencial de inspiração, traz as habilidades
que ditam as regras deste jogo de aprender, fazendo.
Esta experiência pedagógica deverá ter a mesma fluência entre artistas
em formação ou em continuidade de aprimoramento profissional, como ser
adaptável a agrupamentos comunitários, guardadas as devidas expressões de
linguagem em cada contexto.
Referências
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão;
{ textos coletados por Siegfried Unseld}. – 2.ed.- Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2005.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo.
– 2.ed.- São Paulo. Editora Hucitec: Edições Mandacaru,2012.
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Jancso, Iris Kantor (orgs.). – São Paulo: Hucitec: Editora da Universidade de
São Paulo: FAPESP: Imprensa Oficial, 2001.
SILVA, Amábilis de Jesus. Figurino Penetrante: Um Estudo Sobre A
Desestabilização Das Hierarquias Em Cena. Tese (Doutorado em Artes
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SOUZA, Maria A. Ciranda na Ilha: um rito espetacular, herança de Mestre
Baracho e Lia de Itamaracá. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) –
PPGAC–UFBA, 2008.