Por uma pedagogia da festa

  • Maria A Souza Universidade Federal da Bahia
  • Daniel Marques da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Sendo a Pedagogia Teatral híbrida, esta proposta pretende vincular a
ela métodos de pesquisa da perspectiva disciplinar da etnocenologia
associando as práticas espetaculares do coco e ciranda pernambucanos como
conteúdo didático. A Pedagogia da Festa é uma proposta de exercício de
habilidades para dança, teatro e música de forma elementar levados à cena
cujas características de aprofundamento da fruição façam parte dos estágios
principais de aprendizagem e que elucide o quanto a alegria educa.
O que se pretende em termos de prática é extrair das estruturas
dançadas, cantadas e tocadas do coco e ciranda pernambucanos sua condição
dramática (no toque de instrumento popular, movimento corporal e a
improvisação de textos/loas/versos). A cultura tradicional escolhida como
ponto de contato, mais que um referencial de inspiração, traz as habilidades
que ditam as regras deste jogo de aprender, fazendo.
Esta experiência pedagógica deverá ter a mesma fluência entre artistas
em formação ou em continuidade de aprimoramento profissional, como ser
adaptável a agrupamentos comunitários, guardadas as devidas expressões de
linguagem em cada contexto.

Referências

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão;

{ textos coletados por Siegfried Unseld}. – 2.ed.- Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 2005.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocações e dialogismo.

– 2.ed.- São Paulo. Editora Hucitec: Edições Mandacaru,2012.

Festa: Cultura & Sociedade na America Portuguesa, volume I. István

Jancso, Iris Kantor (orgs.). – São Paulo: Hucitec: Editora da Universidade de

São Paulo: FAPESP: Imprensa Oficial, 2001.

SILVA, Amábilis de Jesus. Figurino Penetrante: Um Estudo Sobre A

Desestabilização Das Hierarquias Em Cena. Tese (Doutorado em Artes

Cênicas) – PPGAC–UFBA, 2010.

SOUZA, Maria A. Ciranda na Ilha: um rito espetacular, herança de Mestre

Baracho e Lia de Itamaracá. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) –

PPGAC–UFBA, 2008.

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia