Os princípios do Teatro Eurasiano no Brasil: o artista em busca da invenção da própria tradição

  • Ricardo Carlos Gomes Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O Teatro Eurasiano, proposto por Eugenio Barba, não limita-se à geografia da Europa e da Ásia, mas é uma categoria mental que busca encontrar uma convergência entre diversas tradições teatrais a partir da necessidade de dialogar com outras tradições performativas e ao mesmo tempo definir a sua própria.
A partir desse conceito, o presente trabalho pretende, ao analisar as referências da trajetória artística de seu autor, analisar os pressupostos do Teatro Eurasiano na realidade teatral brasileira contemporânea. Essa trajetória pode constituir-se em um ponto de vista privilegiado para esta análise, uma vez que o autor, iniciou-se no ofício teatral dentro do Teatro tascabile di Bergamo, grupo italiano que construiu sua própria tradição em estreita relação com o teatro asiático, a partir da qual o autor desenvolve sua própria pesquisa, que utiliza uma perspectiva transcultural que permite incorporar as tradições cênicas asiáticas às técnicas ocidentais, utilizando igualmente princípios presentes no teatro-dança tradicional indiano e no teatro ocidental.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia