Consciência para estar presente: os cuidados do corpo como estratégias para o ensino da dança
Resumo
Este artigo trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na suaprática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material
empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada
nas aulas de dança das professoras Dagmar Dornelles, Luciana Paludo e Simonne
Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizouse
entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se a
consciência como um modo de presença e os cuidados do corpo como estratégias
pedagógicas utilizadas pelas professoras no ensino da dança. O artigo sugere, ao
finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa,
configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.
Referências
ALEXANDER, F. M. O Uso de si Mesmo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo:
Hucitec, 1994.
DANTAS, Mônica. O Corpo Natural de Isadora Duncan e o Natural no Corpo em
Educação Somática: apontamentos para uma história do “corpo natural” em dança. In: GOELLNER, Silvana Vilodre; JAEGER, Angelita Alice (Org.). Garimpando Memórias: esporte, educação física, lazer e dança. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2007. P. 149-160.
FORTIN, Sylvie. Quando a Ciência da Dança e a Educação Somática Entram na
Aula de Técnica de Dança. Pro-posições, Campinas, v. 9, n. 2, p. 79-93, jun. 1998.
GELB, Michael. O Aprendizado do Corpo: introdução à técnica de Alexander. São
Paulo: Martins Fontes, 1987.
ISLAS, Hilda; CÂMARA, Elizabeth. La Ensenãnza de la Danza Contemporânea:
uma experiência de investigação coletiva. México: Ed. UACM, 2007.