Consciência para estar presente: os cuidados do corpo como estratégias para o ensino da dança

  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo trata de estratégias usadas por três professoras de dança, na sua
prática pedagógica, para que seus alunos cheguem à presença cênica. O material
empírico foi constituído a partir de uma pesquisa de inspiração etnográfica, realizada
nas aulas de dança das professoras Dagmar Dornelles, Luciana Paludo e Simonne
Rorato, em Porto Alegre. Foram observadas oito aulas de cada professora, realizouse
entrevista com cada uma delas e fez-se um registro fotográfico. Discutem-se a
consciência como um modo de presença e os cuidados do corpo como estratégias
pedagógicas utilizadas pelas professoras no ensino da dança. O artigo sugere, ao
finalizar, que as estratégias usadas pelas três professoras, sujeitos desta pesquisa,
configuram modos contemporâneos de ser professora de dança.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia