Memória: criação e recepção nas artes da presença

  • Sônia Machado de Azevedo Escola Superior de Artes Célia Helena

Resumo

O texto dialoga com conceitos advindos de diferentes campos do conhecimento
ao ligar vivências individuais à presença humana no mundo das artes e da
cultura. A questão da pessoalidade e sua autoinvestigação em processos
criativos são examinadas a partir de impulsos para o enraizamento,
necessidade de pertencimento, acolhimento e vida testemunhada pelo outro. O
registro carnal dos momentos vividos via sensações gravadas como cicatrizes
na história pessoal e memória sensorial são investigadas como fonte, tanto da
criação nas artes presenciais quanto de sua recepção em espaços públicos,
através de atos políticos por excelência. Criação e recepção ligam a memória
de quem somos à nossa pátria cultural e ao mundo da cultura.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

_______________. A condição humana. São Paulo: Ed. Universidade de São

Paulo, 1981.

_______________. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das

Letras, 1987.

BACHELARD, Gaston.

ECO, Umberto. A definição da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

LÉVINAS, Emmanuel. Da existência ao Existente. Campinas, São Paulo:

Papirus, 1998.

__________________. Ética e Infinito. Lisboa: Edições 70, 2010.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes,

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia