Corpos femininos e masculinos em torno do cavalo marinho – reflexão sobre uma possível técnica que se constrói no cotidiano

  • Tainá Dias de Moraes Barreto Universidade de Brasília
  • Jorge Graça Veloso Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho pretende trazer uma descrição dos corpos dos cortadores de cana-deaçúcar brincadores de cavalo marinho e das mulheres em torno desta manifestação tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco, que reúne música, dança e teatro. A descrição dos corpos de seus sujeitos pretende ater-se aos momentos de brincadeira e à realização de suas tarefas cotidianas. Através desta descrição, pretende-se refletir sobre uma possível técnica corporal que se constrói no cotidiano dos sujeitos do cavalo marinho e sobre como a relação entre cotidiano e brincadeira se traduz esteticamente no momento do samba, influenciando e definindo corporeidades, maneiras de dançar e se apresenta no mundo - diferentes para homens e mulheres. Pretende-se também refletir sobre algumas questões de gênero que se apresentam na dinâmica das comunidades em torno do cavalo marinho.

Referências

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DOMENICI, Eloisa. A pesquisa das danças populares brasileiras: questões

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LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Publicado
2018-08-26
Seção
Etnocenologia