Notas sobre a encenação de um espetáculo de palhaços

  • Adriana Schneider Alcure Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

“Inaptos? a que se destinam” é um espetáculo de palhaços. Estreou em 2011 marcando os 25 anos do grupo carioca Teatro de Anônimo, que atua no campo da palhaçaria, do circo e do teatro. A construção do espetáculo envolveu procedimentos específicos de criação dramatúrgica, composta de forma colaborativa pelos atores/palhaços e pela direção. A dramaturgia partiu do tema “vícios” e teve como inspiração a obra de Lysander Spooner, “Vícios não são crimes”, de 1875. Durante o processo, alguns debates foram relevantes, entre eles, interrogações sobre a poética e as técnicas de atuação do palhaço em oposição as do ator, ou ainda sobre abordagens dramatúrgicas exclusivas ao universo do palhaço, possibilitando a observação de algumas particularidades desta linguagem, bem como as estratégias discursivas que vêm norteando o campo da palhaçaria no Brasil nos últimos 20 anos. Esta comunicação fará um breve histórico deste debate, problematizando noções e conceitos do campo da palhaçaria, evidenciando aspectos práticos e teóricos
vivenciados na criação deste espetáculo.

Referências

AGAMNEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ALCURE, Adriana Schneider. “Desconstruindo heróis e gurus: a técnica a serviço de quê?”. Revista Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços. , v.7, p. 22 - 31, 2009.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

BURNIER, Luís Otávio. Da técnica à representação. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.

CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

LEQOC, Jacques. O Corpo Poético – Uma Pedagogia da Criação Teatral. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

LIBAR, Marcio. A nobre arte do palhaço. Rio de Janeiro: Marcio Lima Barbosa, 2008.

PANTANO, Andreia Aparecida. A personagem palhaço. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

SILVA, Erminia. Circo-Teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo