Sobre o discurso retórico: a elocução na representação do ator elizabetano e jacobino

  • Aline Castaman Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clóvis Dias Massa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Esta pesquisa elucida particularidades a respeito da representação do ator no
período elisabetano. Entre os vários elementos, destacamos o discurso retórico
(no sentido da elocução) como um fenômeno significante na arte do ator elisabetano. Os estudos indicam que os atores não criavam propriamente, mas executavam um conjunto de regras com o intuito de dar vida às palavras do poeta variando de acordo com o estilo das palavras, sendo que cada palavra e seu respectivo sentido dentro da frase o guiariam até chegar a excelência de sua representação. Neste sentido, os atores empregavam uma energia excepcional com o objetivo de manter a qualidade estilística através da gestualidade, ritmo, eloquência, como da modulação correta com sua variedade de cadências e inflexões da voz. O trabalho está centrado nos
estudos que desenvolvem uma investigação sobre a representação do ator tais
como os estudos de Wright, Heywood e B. L. Joseph. O trabalho destes
estudiosos trazem contribuições históricas em relação ao ator das companhias
profissionais no período elisabetano.

Referências

HEYWOOD, Thomas. An Apology for Actors (1612). A refutation of the

apology for actors (1615) by I.G. with introductions and bibliographical notes

by Richard H. Perkinson. Scholars’ Facsimiles & Reprints. New York, NY, 1941.

http://www.questia.com/PM.qst?a=o&d=77358858

JOSEPH, B. L. Elizabethan Acting. Oxford University Press. London: Geoffrey

Cumberlege Publisher to the University, 1951. Printed in Great Britain.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Editado por Harold Jenkins. London: Arden, 1997.

WRIGHT, Thomas. The Passions of the Mind in general. Publicado em 1986,

Garland Pub. (New York).

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo