Evguiêni Vakhtângov nos estúdios do Teatro de Arte de Moscou
Resumo
Esta comunicação analisa aspectos do trabalho de Evguiêni Vakhtângov nosestúdios do Teatro de Arte de Moscou, principalmente no que concerne ao
surgimento e à consolidação das noções de diretor-pedagogo e de
estúdio/laboratório teatral. Desde seu ingresso no TAM Vakhtângov destacouse
por sua inclinação pedagógica e foi um dos principais colaboradores de
Stanislávski na exploração e aprofundamento do seu “sistema” articulando os
ensinamentos de Stanislávski e Sulerjítski dentro de poéticas cênicas
particulares e profundamente diferenciadas. Vakhtângov foi um diretorpedagogo
no mais evidente sentido do termo: suas encenações resultam de
processos formativos realizados com atores-aprendizes; suas preocupações
estão prioritariamente voltadas aos processos. Aprofundou e experimentou o
“sistema” não o encarando como um restritivo impositor de uma poética cênica
realista-naturalista, mas como um eficaz instrumento de desvendamento dos
processos criativos do ator. Conseguiu, enfim, articular a tradição do TAM, sua
cultura teatral, dentro de um percurso artístico próprio, caracterizado por uma
constante busca de um fazer teatral renovado e organicamente ligado ao seu
tempo.
Referências
MEYERHOLD, Vsevolod. Comunicacion- textos teóricos. Vol. 01 e 02.
Tradução de J.Delgado, M.Anos, R.Vicente, V. Cazcarra e J.L.Bello. Madrid:
Alberto Editor.1972.
MOLLICA, Fabio (org). Il teatro possibile: Stanislavskij e il Primo studio Del
Teatro d’arte di Mosca. Firenze: La Casa Usher, 1989.
SAURA, Jorge (org.). E. Vajtángov: Teoria y práctica teatral. Madrid:
Realizacion Gráfica:Carácter S.A., 1997.
WORRAL, Nick. Modernism to Realism on the Soviet Stage: Tairov,
Vakhtangov, Okhlopkov. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo