Corpo, cor, matéria e espaço: dos Parangolés de Hélio Oiticica ao figurino cênico

  • Cássia Maria F. Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este paper pretende relacionar as obras Parangolés de Hélio Oiticica e o
figurino nas atividades cênicas. O estudo põe em relevo a exaltação sensorial e
como esta toma força na Arte Ambiental. Embora uma das principais questões
não seja considerada no âmbito da utilização dos figurinos - a literal
participação do espectador; outra precede e elucida tal conexão: a obra não
assume o corpo como seu suporte, mas o torna elemento fundamental para
sua existência. As capas, como os figurinos, não encerram sua função como
objetos; se consolidam graças à sua utilização e cumprem sua função quando
abrigam um corpo em movimento. Interessa perceber como a música - samba
carioca e o rock novayorkino, em associação à dança e ao movimento,
reverbera na plasticidade sob a fluidez no espaço, a dinâmica e sua
efemeridade. Realocando a mancha do pincel do pintor, a obra realça que sua
existência é condicionada pela coexistência inseparável entre corpo, dança e
estrutura. À luz de OITICICA (1986), FAVARETTO (1992), CARLSON (2009),
PAVIS (2003); o estudo aponta à consciência desses fatores para a eficiência
estética do figurino em uma atividade cênica - dança, teatro ou
de performance.

Referências

BASUALDO, Carlos. Org. Tropicália: uma revolução na cultura brasileira. São

Paulo: Cosac&Naify, 2007.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte:

editora UFMG. 2009.

FAVARETTO, Celso F. A Invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 1992.

HAROLDO, CAMPOS. Hagoromo de Zeami: o charme sutil. 2ªed. – São Paulo:

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HOLLANDA, Heloísa B. de & GONÇALVES, Marcos A.; Cultura e participação

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JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo