Entre imagens e dispositivos: novas cartografias da cena
Resumo
O estudo pretende investigar os novos dispositivos audiovisuais na cenacontemporânea. Faz-se necessário, sobretudo, ampliar o campo de
discussão com o objetivo de refletir sobre as possibilidades de articulação
entre as artes cênicas e as demais artes. Nesse sentido, a noção de
dispositivo é problematizada com o intuito de pesquisar as crescentes
transferências tecnológicas entre mídias diversas. A hipótese é de que esta
nova “cartografia”, cuja riqueza reside na sua complexidade e nas diferenças
que a compõem, aponta para um hibridismo artístico em que fronteiras, antes
demarcadas, cedem lugar a cenas e modos de criação cada vez mais plurais
e fragmentários.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios
Chapecó/SC: Argos, 2009.
ALBERA, François; TOTAJADA, Maria. Cine-Dispositifs. Spectacle, cinema,
telévision, littérature. L’âge d’Homme, 2011.
COSTA, Luiz Clãudio da. Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio
de Janeiro: Contracapa/FAPERJ, 2009.
FOUCAULT, Michel. Dits et écrits, v.III. Paris: Gallimard, 1994.
MACHADO, Arlindo. Regimes de Imersão e modos de agenciamento. In:
Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009, pp.71-83.
PLUTA, Izabella. L’acteur et L‘intermédialité . Les nouveaux enjeux pour
l’interprète et La scène à l’ère technologique. Lausanne: L’Âge d’Homme, 2011.
Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo