A improvisação na memória do ator: histórias contadas por Nelson Xavier

  • Sandro de Cássio Dutra Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria de Lourdes Rabetti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho insere-se no âmbito de preocupações com noções de
improvisação presentes no teatro brasileiro e, especificamente, com a noção
presentificada na memória de depoimentos de atores. Tomamos como ponto de
partida duas entrevistas com Nelson Xavier. Tanto a primeira, de 1984,
concedida à professora Beti Rabetti, como a segunda, de 2011, concedida ao
doutorando Sandro de Cássio, foram realizadas com fins acadêmicos. Se em
ambas o foco estava direcionado à participação de Nelson Xavier – em finais
dos anos 50 – no Teatro de Arena, de São Paulo, a segunda voltou-se mais
pontualmente para a questão da improvisação possivelmente ali experimentada. Nosso objetivo aqui é analisar a noção de improvisação tal como aflora na memória de Nelson Xavier, a partir de seus dois depoimentos, levando em consideração os contextos em que foram realizados. Assim, as avaliações que o depoente explicitou nas entrevistas caracterizam-se, também, como reavaliações que o próprio tempo, somado às experiências vividas pelo ator, acabou por tecer no corpo da memória, tal como esta aflorou no momento de cada depoimento, presentificando o passado vivido.

Referências

XAVIER, Nelson Agostini, A atuação no Teatro de Arena de São Paulo. 1984. 1

cassete sonoro. Entrevista concedida a Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti),

Rio de Janeiro, 01 nov. 1984.

XAVIER, Nelson Agostini, O improviso no Teatro de Arena de São Paulo. 2011.

cassete sonoro. Entrevista concedida a Sandro de Cássio Dutra, Rio de

Janeiro, 17 dez. 2011.

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo