Panorama do ensino-aprendizado de clown: das Escolas de Circo às mulheres palhaças

  • Sarah Monteath dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ermínia Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O presente trabalho visa entender como ocorreu o processo de construção
histórica da personagem palhaça. A produção da memória circense
denominada “tradicional” sobre a presença de mulheres palhaças nos
espetáculos é quase inexistente. Entretanto, a partir do início da segunda
metade do século XX, por diversos movimentos que serão investigados, há a
constituição de mulheres palhaças. Com o intuito de investigar como ocorreu
este processo, a pesquisa se vale- nesta fase inicial- de uma abordagem
teórica. Observando o panorama da Revolução Cultural Russa, ocorrida na
década de 1920, encontramos algumas pistas que podem contribuir para uma
melhor compreensão desta construção. Naquele contexto vislumbrou-se, tanto
uma valorização social e política da personagem palhaço, quanto uma maior
participação feminina nos campos de trabalho antes destinados aos homens,
inclusive, no que se refere ao meio artístico. Sendo a personagem palhaço um
campo tradicionalmente masculino, investigou-se a existência de alguma
possível menção à atuação feminina nas artes da palhaçaria. A ausência desta
menção nos levou a rever o conceito de feminismo, e entender sua importância
para a construção da palhaça.

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Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo