Nas trilhas formativas da direção cênica como agente transformador

  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O ensino de teatro nas Universidades brasileiras é um fato recente, e teve seus
primeiros cursos localizados na Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. As universidades de Porto Alegre e São Paulo foram as primeiras a oferecer cursos para a formação do diretor teatral. Até então o foco formativo se direcionava para o ator. Essa tendência se fez presente, no Brasil, desde 1857 quando João Caetano propôs a criação da primeira escola para preparar atores. Formar o diretor teatral significa gestar o pedagogo, a figura responsável pelas relações grupais e pela disseminação desse conhecimento. De maneira geral, percebe-se que cabe ao diretor fazer ecoar seu trabalho e expandir o campo de ação da prática teatral. Nessa comunicação pretende-se debater como se procedeu e se procede à formação do diretor nos estados brasileiros que não possuem essa habilitação em seus cursos superiores de teatro. Apontando para as redes que se estabelecem nos processos pedagógicos, e que ressoam e permitem a formação de futuros gestores da cena. Para as exposições explicativas adota-se como fonte o curso de teatro do Centro de Artes da UDESC.

Referências

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MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de

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_____________________. João Caetano e a Arte do Ator. SP: Ática, 1984.

Publicado
2018-08-26
Seção
História das Artes e do Espetáculo