Imagens e criação cênica: demonstração de um percurso

  • Ana Maria Pacheco Carneiro Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Pretende-se, com esta proposta, realizar a demonstração de trabalho desenvolvido em TCC, em que foram utilizadas imagens literárias e fotográficas como ponto de partida para a criação de uma cena. Este trabalho se encontra intimamente relacionado com a pesquisa sobre a utilização de imagens no ensino do teatro que se constitui como foco de meu projeto docente na UFU. Como frutos gerados por esse processo se contabiliza a criação de um Banco de Imagens (BTIS), cujo conteúdo pretende fomentar e alimentar reflexões e ações relacionadas à aquisição de conhecimento específico sobre teatro, além de orientações de bolsistas PIBIC e TCCs cujas pesquisas envolvem a utilização da imagem em suas investigações. Expande-se assim, a partir
desses diferentes trabalhos, o âmbito da pesquisa central, que adquire contornos não imaginados em seu início.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. Contos. São Paulo: Editora

Brasiliense , 1985.

CARNEIRO, Ana Maria Pacheco Carneiro. Imagem — corpo, espaço,

movimento: investigação sobre a contribuição de fotografias para o

desenvolvimento de conhecimentos no ensino do Teatro. Capítulo para Banca

de Qualificação. Pós-Graduação em Artes Cênicas/Teatro da UFBA; orientação

da Profª Drª Angela Reis, Salvador, 2009.

DUARTE, Aninha. Introdução à Crítica de Arte (Análise de Imagem). s/d.

Disponível em www.nupea.fafcs.ufu.br/ acesso em: 10/03/2008.

GOMES, Ana Célia. A des-construção do espetáculo: o uso de imagens no

processo criativo do ator. TCC de Bacharelado e Licenciatura. Curso de

Teatro/IARTE/UFU, 2012. Uberlândia-MG, 2012.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo:

Companhia das Letras, 2001.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação