Exploração vocal a partir do estranhamento como forma de criação para a cena teatral

  • Vica Hamad Universidade Federal da Bahia
  • Antônia Pereira Bezerra Universidade Federal da Bahia

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de Doutorado em andamento, cujo objeto de estudo é a
voz alimentada pela Poética do Oprimido – proposta por Augusto Boal, na tentativa
de se explorar as vozes que existem no sujeito. Ancora-se no sistema de jogosexercícios de desmecanização e desautomatização do sujeito propostos por Boal e na sua metodologia do Teatro-Imagem. Baseado nessa técnica, esse estudo
pretende sistematizar um treinamento vocal que torne visível a comunicação através de imagens sonoras. Tal ideia surgiu de uma experiência como preparadora vocal do
grupo de teatro da Empresa Baiana de Água e Saneamento, o Embasart, em
trabalho realizado com a linguagem do Teatro do Oprimido. Dessa experiência,
surgiu uma pesquisa vocal, na qual se pretende realizar um treinamento técnico de
preparação vocal para a cena – baseando-se nas propriedades do som e da música
– no intuito de se desenvolver um trabalho de exploração vocal e criação sonora –
imagens sonoras – a partir de estímulos corporais e musicais, tendo como foco
principal a música contemporânea como indutora de um estranhamento e tendo a
Poética do Oprimido como guia.

Biografia do Autor

Antônia Pereira Bezerra, Universidade Federal da Bahia
Orientadora.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação