GESTUS SOCIAL NA COSTA DO DENDÊ: RESIGNIFICAÇÃO DA PEÇA DIDÁTICA DE BERTOLT BRECHT PARA O ENSINO TEATRAL EM COMUNIDADE

  • Anita Cione Tavares Ferreira da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Fabio dal Gallo Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo baseia-se numa análise do fazer teatral de Bertolt Brecht e suas
possibilidades de desdobramentos para o ensino de teatro num contexto social
de comunidade. É realizado um estudo acerca do conceito de peça didática de
Brecht e do gestus social voltado para o processo de aprendizagem, discutindo
a aplicabilidade desses recursos teatrais com a comunidade nativa de Serra
Grande-BA. Tomando como referência os trabalhos de Ingrid Koudela e
articulando-os à investigação da prática teatral para o desenvolvimento de
comunidades conduzido por Marcia Nogueira, propõe-se uma abordagem da
perspectiva de pesquisa da autora, que, por meio da prática pedagógica em
teatro, pretende desenvolver um processo de criação coletiva sobre o tema
Justiça Ambiental.

Referências

NOGUEIRA, Márcia. Teatro e Comunidade. In Cartografia do ensino do

teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

NOGUEIRA, Márcia. Teatro e Comunidade: Dialogando com Brecht e Paulo

Freire in Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis:

UDESC/CEART, 2007.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo:

Perspectiva, 1991.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo - uma didática brechtiana. São Paulo:

Perspectiva, 1996.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Um Vôo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação