CIRCO E TRANSDISCIPLINARIDADE: A ARTE DO PALHAÇO EM AULAS DE GINÁSTICA RÍTMICA
Resumo
Relato de experiência de atividade educacional que propõe, a partir depressupostos transdisciplinares, uma relação dialógica entre Arte e Educação
Física. O objeto de estudo trata da apropriação de saberes circenses a partir da
ludicidade implicada na corporalidade da Ginástica Rítmica, nas aulas eletivas
do 6º ano do turno integral no Colégio Militar de Salvador. Aponta a criação
coletiva como uma das diretrizes para desenvolver a criatividade, a criticidade,
a autonomia do conhecer e do fazer no processo de aprendizagem
significativa. Configura-se em um estudo e análise do projeto de práticas
circenses, com foco na figura do palhaço, personagem recorrente nas
memórias corporais das alunas. Pensar a transdisciplinaridade a partir da figura
do palhaço significa trazer para a escola as implicações éticas, estéticas e
políticas do fazer circense e a reverberação destas no imaginário das alunas
que tem a possibilidade de usufruir deste saber milenar. Autores como
Bortoleto, Huizinga, e Morin colaboram na argumentação teórica. Os resultados
apontam que houve apropriação de conteúdos e incorporação das brincadeiras
ao fazer cotidiano dos educandos nos intervalos das aulas.
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