A leitura enquanto memória da cena: o Gestus como operador conceitual

  • Davi de Oliveira Pinto Pinto Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Captar o acontecimento da cena, fazendo sua memória reflexiva por meio do
registro de uma leitura, é tarefa complexa, que exige instrumentos de análise
capazes de assegurar um mínino de estabilidade do leitor diante de objeto tão
fugidio. Propõe-se a utilização do conceito brechtiano de Gestus como
operador de um viés específico de leitura do espetáculo teatral, privilegiando o
trânsito que se dá entre o mundo da cena e a cena do mundo, processo ao
longo do qual podem ser identificados vestígios ou ecos, nem sempre
explícitos, de dados que compõem o intrincado das relações dos homens entre
si. Tal processo de leitura pode ocasionar a mutação do olhar sobre a cena e o
mundo, descortinando horizontes talvez mais vastos e profundos de
compreensão do teatro e sua inserção na sociedade. Configuram-se, assim,
aportes relevantes para o campo da Pedagogia do Teatro, pois a formação do
espectador é base para qualquer desenvolvimento que se pretenda da arte
teatral e de seu respectivo ensino e aprendizagem. Apresentam-se, aqui,
portanto, considerações sobre o Gestus como operador conceitual, a partir da
leitura do espetáculo teatral O Guesa Errante ou..., encenado em 2007, em
Belo Horizonte.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação