Uma abordagem lúdica na formação vocal em teatro
Resumo
Este artigo se refere à tese de doutorado “Práticas lúdicas na formação vocalem teatro”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
ECA/USP e defendida em março de 2012. Ela teve como objetivo analisar e
discutir atividades vocais lúdicas na formação de estudantes de licenciatura e
bacharelado do curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG. Neste estudo,
elegemos os jogos tradicionais e a reflexão sobre esses procedimentos como
geradores da experiência formativa. Nossos fundamentos se basearam nos
princípios da formatividade; no conceito e na estrutura do jogo como fenômeno
cultural; na vocalidade originada na unidade psicofísica e social do sujeito; nos
aspectos da musicalidade desses jogos e na sala de aula universitária como
espaço para a construção do conhecimento. Diante dos dados, observamos
que o jogo tradicional contribuiu para essa formação, propiciando aos
estudantes a compreensão, a apropriação e a utilização dos parâmetros
sonoros, de atitudes técnicas na emissão de voz e na exploração de suas
potencialidades vocais durante as experiências em sala de aula.
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