Leitura e Teatro: modalidades cênicas

  • Heloise Baurich Vidor Universidade de São Paulo
  • Maria Lúcia de Souza Barros Pupo Universidade de São Paulo

Resumo

A observação na cena contemporânea de uma modalidade de leitura que ocupa uma posição de fronteira com o espetáculo, conhecida como leitura cênica, abre espaço para a configuração das seguintes questões: por que fazer com que os atores sustentem o “texto em mãos” em uma apresentação pública nos moldes conhecidos do espetáculo? O que a presença material do texto provoca e modifica em quem atua e em quem observa? Como aproximar a leitura do teatro sem perder o despojamento da
primeira em prol de uma ênfase no aspecto espetacular? Por meio de uma revisão bibliográfica, revisitando autores como Josette Féral, Denis Guénoun, Patrice Pavis, pretende-se tecer considerações sobre os laços solidários e complexos entre a leitura compartilhada de textos e o teatro, sua relação com os conceitos de teatralidade e representação, e suas possibilidades para práticas teatrais desenvolvidas no âmbito da ação cultural em teatro ou teatro na escola. Espera-se com esta reflexão apontar caminhos férteis para o trabalho com o texto escrito em contextos pedagógicos de teatro.

Referências

CORNAGO, O. ¿Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la

Modernidad. Telon de fondo – Revista de Teoría y Crítica Teatral.

www.telondefondo.org Número 1 – agosto de 2005.

FÉRAL, J. Teatro, Teoría y Práctica: Más Allá de las Fronteras. Traducción

de Armida María Córdoba. Buenos Aires. Galerna, 2004.

GUÉNOUN, D. A exibição das palavras – Uma ideia (política) do teatro.

Tradução: Fátima Saadi. Rio de Janeiro. Teatro do Pequeno Gesto,

ISER, W. O jogo do Texto. In LIMA, L. C. A Literatura e o leitor: textos de

estética da recepção. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2002.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. Tradução: Jacó Guinsburg e Maria Lúcia

Pereira. São Paulo. Perspectiva, 2001.

SARRAZAC, J-P. (ORG.); NAUGRETTE, C. [ET AL.]. Léxico do drama

moderno e contemporâneo. Tradução: André Telles. São Paulo. Cosac

naify, 2012.

UBERSFELD, A. Diccionario de Términos Claves Del Análisis Teatral.

Colección Teatralogía . Buenos Aires. Galerna, 2002. Pág.105

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação