Leitura e Teatro: modalidades cênicas
Resumo
A observação na cena contemporânea de uma modalidade de leitura que ocupa uma posição de fronteira com o espetáculo, conhecida como leitura cênica, abre espaço para a configuração das seguintes questões: por que fazer com que os atores sustentem o “texto em mãos” em uma apresentação pública nos moldes conhecidos do espetáculo? O que a presença material do texto provoca e modifica em quem atua e em quem observa? Como aproximar a leitura do teatro sem perder o despojamento daprimeira em prol de uma ênfase no aspecto espetacular? Por meio de uma revisão bibliográfica, revisitando autores como Josette Féral, Denis Guénoun, Patrice Pavis, pretende-se tecer considerações sobre os laços solidários e complexos entre a leitura compartilhada de textos e o teatro, sua relação com os conceitos de teatralidade e representação, e suas possibilidades para práticas teatrais desenvolvidas no âmbito da ação cultural em teatro ou teatro na escola. Espera-se com esta reflexão apontar caminhos férteis para o trabalho com o texto escrito em contextos pedagógicos de teatro.
Referências
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