Como assim? Transversalidades na pesquisa em artes cênicas

  • João Pedro Alcantara Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho apresenta a metodologia de pesquisa desenvolvida no Seminário de Preparação de Dissertação oferecido pelo PPGAC/UFRGS no segundo semestre de 2011. A partir dos filmes “Estamira”, de Marcos Prado, “Estômago”, de Marcos Jorge, “Soy Cuba: o Mamute Siberiano”, de Vicente Ferraz e de textos organizados por
HADDOCK-LOBO, em “Os Filósofos e a Arte” (2010), além do site do próprio autor, foram analisados os problemas materiais, teóricos e metodológicos nos processos investigativos em artes cênicas. Não se trata de uma aplicação mecânica das imagens e do pensamento dos autores citados, mas da proposição de uma abordagem transversal que contribua, tanto para a qualificação do diálogo entre pesquisadores e
orientadores em dança e teatro, quanto para a definição dos objetos de estudo. No confronto das idéias e considerações se obteve maior clareza dos objetivos, diferentes referenciais teóricos e melhor delimitação dos campos empíricos nos projetos de mestrado.

Referências

BAUMAN, Zigmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FAZENDA, Ivani (org.). Didática e Interdisciplinaridade. 9ª Ed.; Campinas, SP:

Papirus, 2005 (1998).

GIL, João Pedro Alcantara. Para Além do Jogo. Tese em Educação. UFSM, 1999.

HADDOCK-LOBO, Rafael (org.) Os Filósofos e a Arte. Rio de Janeiro: Rocco,

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro:

Papirus, 1977.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação