Para um estudo sobre a docência em teatro na educação escolar

  • Luciane Prestes Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo parte das motivações de um estudo sobre a docência em teatro, na Educação Básica. Considera-se as dificuldades da inserção profissional do licenciado em teatro no meio escolar na medida em que o teatro ainda é uma disciplina em busca de afirmação nesse meio. Mas, por outro lado, compreende-se que existem caminhos possíveis de tornar a docência em teatro significativa para aqueles que escolheram como ofício a licenciatura em teatro e a escola como campo de atuação. A hipótese da pesquisa é que a construção dessa significação ocorra a partir da conquista de algumas condições de trabalho que garantem a legitimidade do ensino de teatro. Portanto, almeja-se investigar que condições são essas e quais foram os meios utilizados pelos professores para chegarem a isso. Como procedimento metodológico de coleta de dados, utiliza-se entrevistas semiestruturadas com profissionais inseridos no ensino formal da cidade de Porto Alegre, que tenham uma trajetória consolidada como docentes em teatro. Dentre os referenciais teóricos escolhidos, recorre-se a estudos de Santana, Pupo, Ryngaert, Santos e outros autores do campo da pedagogia do teatro.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação