Teatro na Prisão: uma experiência pedagógica

  • Natália Ribeiro Fiche Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O Teatro na Prisão em seus 15 anos, através de suas ações e reflexões torna
visível o processo de ressocialização do detento e a formação dos discentes e
docentes. O objetivo é estimular a aquisição da linguagem teatral e despertar a
consciência para cidadania, proporcionando às pessoas envolvidas experimentar,
analisar e refletir sobre teorias e práticas da linguagem teatral e seu papel nos
processos sociais. Utilizamos uma metodologia qualitativa cuja preocupação do
pesquisador é desempenhar papéis de participante e de observador. Uma dupla
vivência pedagógica circunda o projeto colocando docentes e discentes em posição estratégica para pensar e repensar as práticas pedagógicas de modo aberto e como construção coletiva, privilegiando o espaço para o jogo. Cada trabalho na prisão é precedido por oficinas realizadas na Universidade, construídas a partir das vivências da equipe. Faz-se um trabalho teórico, a fim de fundamentar o que está sendo realizado nas penitenciárias. O projeto possibilita que os alunos desenvolvam junto aos detentos das penitenciárias um trabalho sistemático e contínuo de teatro social: estabelecendo um diálogo entre os dois pólos - academia e prisão.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação