Corpo e ensino de teatro em duas escolas públicas de Uberlândia – atravessamentos na observação em campo

  • Paulina Maria Caon Universidade de São Paulo
  • Maria Lucia de Souza Barros Pupo Universidade de São Paulo

Resumo

Na pesquisa “Corpo e Ensino de Teatro na Educação Básica – situações e tensões da contemporaneidade”, que está em seu segundo ano de realização, proponho-me à realização de uma etnografia de práticas docentes, no campo da rede pública de ensino de Uberlândia, focando a observação etnográfica nas condutas e representações sobre o corpo de docentes e estudantes envolvidos em processos de ensino-aprendizagem em teatro. No presente texto, gostaria de levantar reflexão que tem surgido no processo de observação de dois educadores em atuação em duas escolas diferentes da cidade. O foco de investigação – o corpo –, no contexto das observações em sala de aula escolar, tem sido constantemente atravessado pela minha experiência, também corporal, como docente e a parceria solidária que se articula com o educador observado no momento mesmo das observações. Essa percepção desvelada no aqui-e-agora da pesquisa em campo tem sido objeto de meus questionamentos no que se refere à prática docente e à prática de uma pesquisa etnográfica em teatro, que considero relevantes para serem socializados nessa ocasião.

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação