COMO DANÇA QUEM NÃO DANÇA?

  • Rafael Tursi Universidade de Brasília
  • Jorge das Graças Veloso Universidade de Brasília

Resumo

Pra que servem pés senão para andar? O que é deficiência? Aonde este trabalho quer chegar? Este trabalho trata do ciclo de experimentações do Projeto PÉS?/UnB, que pesquisa a criação do movimento expressivo por pessoas com deficiência. Que pessoas? Que deficiências? Qualquer pessoa e qualquer deficiência. O objetivo é associar o trabalho de pedagogia do movimento do teatro e da dança para pessoas com deficiências, físicas, sensoriais e intelectuais. Durante o processo, busca-se observar tanto as habilidades já desenvolvidas pelos alunos quanto às habilidades a serem desenvolvidas. A essa relação chamou-se ponto de trabalho e é onde se dão
as experimentações. As experimentações buscam gerar um repertório de movimentos e a alfabetização estética dos envolvidos. Posteriormente, em cena alunos e professores tornam-se dançantes de um trabalho, onde adaptação, poesia e tempo são palavras-chave para sua construção e a construção de significados.

Referências

CARRARA, Kester (org). Introdução à Psicologia da Educação. São

Paulo: Avercamp, 2004.

DUARTE JR., João Francisco. A Montanha e o Vídeogame. Campinas:

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NEVES, Neide. Klaus Vianna: Estudos para uma Dramaturgia Corporal.

São Paulo: Cortez, 2008.

RENGEL, Lenira. Temas do Movimento de Rudolf Laban. 2ª Edição. São

Paulo: Ed. Annablume, 2008.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação