Jogos Performativos – uso do jogo na formação do professor de teatro

  • Roberto Ives Abreu Schettini Universidade Federal da Bahia
  • Daniel Marques da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

A prática de Jogos Performativos (dimensões política, poética e estética) na
formação de educadores de teatro tem sido um importante modo de oferecer
aos estudantes de cursos de licenciatura desta área uma perspectiva prática e
contemporânea acerca do fazer teatral. No contexto da formação do educador
de teatro o uso do jogo, entendido tanto como ferramenta pedagógica, quanto
como estratégia de criação, quanto como objeto estético acabado em si,
redimensiona politicamente o que seria a própria formação deste educador/artista/pesquisador. Com a reformulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, e a obrigatoriedade do ensino de arte na escola formal no Brasil, os cursos de Licenciatura parecem ter passado a preocupar-se em oferecer uma formação meramente pedagógica aos futuros professores de teatro. Neste sentido, o uso do jogo, em suas dimensões política, poética e estética tem sido um importante modo de possibilitar contato com fazeres teatrais amparados em princípios contemporâneos de criação cênica e compartilhamento de autoria.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação